De 12 a 14 de setembro de 2025, foi realizado em João Pessoa (PB) o XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, com o tema “Família, peregrina da esperança” e o lema “um só coração e uma só alma” (At 4,32).

O encontro teve início no dia 12, com Celebração Eucarística, cerimônia de abertura e a conferência “A família, peregrina da esperança”, apresentada por Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No dia 13, após a Celebração Eucarística, foram realizadas conferências com o casal Alisson Roberto Schila e Splange Inês Gregory Schila, coordenadores nacionais da Pastoral Familiar, sobre o tema “A família, um tesouro insubstituível e indissolúvel”, e com Dom Reginei José Modolo, que abordou “A família, guardiã da vida numa sociedade da cultura da morte”.
A programação do dia 14 contou com a conferência “Que(ais) esperança(s) para a família numa sociedade fragilizada?”, ministrada por Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza, e encerrou-se com Dom Moacir Silva Arantes, que tratou do tema “Evangelizar num mundo em constante transformação: novos desafios e paradigmas para a Pastoral Familiar”.
Na ocasião, foi apresentada a nova Coordenação Nacional da Pastoral Familiar, com a reeleição de Alisson e Solange Schila para mais três anos de serviço. Também foi anunciado que o XVIII Congresso Nacional da Pastoral Familiar será realizado em Presidente Prudente (SP), no Regional Sul 1 da CNBB.
Além das conferências, a programação incluiu atividades culturais e momentos de convivência.
O Regional Sul 4 participou com a presença da coordenação regional, coordenadores das arqui/dioceses e mais de 100 agentes da Pastoral Familiar.